Coaching
Coaching
Coaching é um processo definido com um acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) para atingir a um objetivo desejado pelo cliente, onde o coach apoia o cliente na busca de realizar o objetivo, ou seja as diversas metas que somadas levam o coachee ao encontro ioiô ao seu desejo maior estabelecido dentro do processo de coaching. Isso é feito por meio de reflexões e posterior análise das opções e da identificação e uso das próprias competências, como o aprimoramento e também o adquirir novas competências, além de perceber, reconhecer e superar as crenças limitantes, os pontos de maior fragilidade.
O Coach (treinador, numa tradução literal) atua encorajando, apoiando, mantendo a motivação e acompanhando a Ação e o Plano de Ação de seu Coachee, incentivando o seu crescimento, aumento de capacidades, habilidades, ação, conscientização de valores e maior controle emocional (Inteligência Emocional), por meio de técnicas que melhorem a sua performance profissional e pessoal, com foco em melhor qualidade de vida, visando a satisfação de objetivos desejado pelo Coachee, considerando ideias como a de que o simples fato de compartilhar pensamentos e ideias que estão soltos e poder organizá-los, transformando em um objetivo desafiante e guiado e mensurado por um Plano de Ações, possibilitando desta forma a concretização dos sonhos e desejos.

Como funciona
O trabalho inicia-se normalmente pela definição do objetivo que o cliente (coachee) quer alcançar, que podem abranger áreas tão diversas como a gestão do tempo, o relacionamento interpessoal/intrapessoal, o trabalho em equipe, a motivação de equipes, comunicação, liderança e outras. As questões ou temas podem ser de origem pessoal ou profissional, carreira, esportes, equipe, enfim, que contribuam para o desenvolvimento e aprimoramento do cliente, de seus resultados e de sua qualidade de vida.
Definido o objetivo começa-se a traçar as metas que levarão ao alcance do estado desejado, antes do Plano de Ações é feita uma análise do que contribui ou impede o alcance do objetivo e de cada meta necessária a sua concretização, seja por parte do cliente e/ou do cenário em que está inserido. Nesta fase valores e crenças são confrontados com o objetivo e metas e se há congruência entre eles. O "coach" permite ao cliente que fala uma auto-avaliação de suas forças e fraquezas face aos objetivos visados e ao meio em que este atua e defina um plano que permita alcançar os resultados desejados. Com estas informações, se facilita a definição das fases do Plano de ações, com evidências claras de atingimento, prazo determinado, recursos necessários e o comprometimento do próprio cliente, frente ao desafio factível.
A duração do processo é em geral de 3 a 4 meses, dependendo do caso e da resposta de cada indivíduo, podem atingir resultados significativos por meio de sessões de uma hora (que podem chegar a até 2 horas) e podem ser presenciais ou não, dependendo da disponibilidade do cliente e a técnica utilizada pelo coach. Há co-responsabilidade no processo de coaching, enquanto o resultado é de responsabilidade do cliente. Os resultados são percebidos pelo próprio cliente, como também por pessoas que fazem parte do círculo de convivência.
É uma abordagem de desenvolvimento humano e profissional que tem como objetivo apoiar profissionais de qualquer área de atuação a maximizar seus resultados com base na otimização de seus próprios recursos técnicos e emocionais.
Com fundamento no desenvolvimento de competências técnicas e emocionais, o coach atua como um "olho externo" para seu cliente. Apoiando-o em seu autoconhecimento por meio de um ângulo novo de visão.
O coaching pode funcionar como uma forma de estímulo e acompanhamento a longo prazo adaptada às necessidades de desenvolvimento pessoal. Acompanhamento profissional de pessoas em diferente profissões e contextos. Contribuição para a configuração de sistemas de trabalho e de instrução.

Contribuição para a estabilização e o desenvolvimento contínuo do procedimento profissional. Fomento para a motivação, o rendimento, a capacidade de comunicação e o sucesso, aproveitando as capacidades e os conhecimentos comuns do coach e do cliente.
Medida inovadora do desenvolvimento de recursos humanos e instrumento para desenvolver a capacidade de aprendizagem de uma empresa.
Os diferentes tipos de coaching
Coaching executivo
Visa a capacitar executivos na sua performance e excelência pessoal e nos negócios. Assiste o executivo na identificação de metas, valores, missão e propósito da empresa no mercado. Também trabalha a clareza da sua missão pessoal e empresarial, objetivando o equilíbrio dos propósitos da empresa, de suas necessidades humanas e dos diferentes papeis vividos na empresa, na família e na sociedade.
Coaching pessoal ou coaching de vida (life coaching)
Objetiva a capacitação das pessoas na sua auto-realização, pelo alcance de suas metas, alinhando-as para uma vida equilibrada com seus valores, missão e propósito de vida. A meta a ser trabalhada pode estar em qualquer área da vida da pessoa, como saúde, relacionamentos, espiritualidade, finanças, carreira, administração do tempo, família, etc. O coach vai apoiar o coachee (cliente) na definição da meta, na estratégia para alcançar os resultados almejados e também na superação dos desafios que aparecerem ao longo do caminho. Durante o processo de coaching, o foco é no presente e no futuro, e o coach trabalhará para manter o coachee em ação para que, ao final, ele realize o que se propôs. Atualmente existem vários nichos de coaching pessoal, entre eles: Coaching de Casamento (ou de noivas), Coaching para Emagrecimento, Coaching para Jovens, Coaching Financeiro, e afins.
Coaching de performance
O Coaching de Performance - ou Coaching do Desempenho - tem o objetivo de destravar as habilidades naturais dos profissionais. É um processo em que uma pessoa ajuda a outra a desempenhar, a aprender e a atingir objetivos e metas pelo autoconhecimento e conscientização sobre a própria responsabilidade no crescimento profissional.
O Coaching de Performance atinge seus objetivos ao identificar os bloqueios internos e ao removê-los para a obtenção de resultados. É descobrir a perspectiva e as necessidades da equipe pelo questionamento profundo em que ELES identifiquem e removam obstáculos de desempenho
O Coaching de Performance é a atitude mais importante do gestor para aumentar a produtividade e atingir metas pois é implementar a estratégia: missão, visão, valores, metas, produtos e pessoas.
O Coaching de Performance é uma metodologia com resultados tangíveis e mensuráveis, e normalmente implementado em equipes de vendas e serviços. O Retorno sobre o Investimento (ROI) de um projeto desses reflete no desempenho no curto prazo, normalmente em 3 a 6 meses.
Coaching de Negócios
O Coaching de Negócios destina-se a pequenas e médias organizações que visam o desenvolvimento de seus colaboradores, ou ainda empreendedores com dúvidas a respeito de que rumo seguir em seus negócios, em potencial ou já existentes, sempre visando o aprimoramento de aspectos profissionais, em ambos os casos.
Neste sentido, se você possui um negócio amparado pelos serviços de um Coach de Negócios, você certamente irá conseguir aproveitar muito melhor o potencial e o desempenho de sua empresa e de seus colaboradores em geral. Para tal, será incentivado que todos se alinhem frente ao mesmo objetivo, com missão, visão e valores também alinhados, visando desenvolvimento de habilidades de forma constante e continua para que os resultados sejam mais eficazes e efetivos.
Coaching de Carreira
O Coaching de Carreira é destinado àquelas pessoas que possuem algum tipo de dúvida ou insatisfação a respeito de suas carreiras, seja ela já iniciada ou não. Neste caso, podem demandar este tipo de Coaching as pessoas nas seguintes situações: iniciantes em uma carreira; insatisfeitas com sua carreira; em transição de carreira; que buscam recolocação no mercado; que almejam uma nova profissão ou cargo; entre outros.
Caso você necessite de um Coach de Carreira e opte por seus serviços, você irá conseguir melhor definir sua carreira como um todo. Você irá refletir sobre aspectos antes jamais imaginados, de forma a clarear suas intenções e propósitos, definindo objetivos e metas e alinhando seus valores mais relevantes com sua carreira.
Com o Coaching de Carreira, você poderá estar fazendo um balanço a respeito de sua vida como um todo voltado para sua carreira, percebendo quais habilidades e competências você já possui e quais precisam ser aprimoradas para fazer de você um profissional brilhante dentro de sua carreira e no mercado, sempre desenvolvendo suas aptidões neste sentido, visando sua satisfação pessoal e profissional como um todo.
Coaching de Liderança
Uma qualidade cada vez mais procurada. No coaching de liderança, o gestor procura orientar seu colaborador no seu desempenho, usando metas claras para criar alvos mensuráveis, além de reconhecer potenciais e desenvolver competências da sua equipe. Também envolve-se na aprendizagem da sua equipe, encaminhando e recebendo comunicações para resultados excelentes.
Coaching de Equipe
O ritmo das mudanças, o volume de informações, a busca por novos níveis de excelência e a luta por melhores resultados são crescentes em nossos dias, exigindo cada vez que nossos líderes possam contar com equipes equipes que ajam com criatividade e autonomia, e que gerem inovação e excelência. É por isso que vemos a importância do trabalho de equipe se acentuando nos últimos anos; seja na produção de bens ou de serviços.
Toda equipe é um grupo, mas nem todo grupo é uma equipe. Transformar um grupo em uma Equipe de Trabalho requer mais do que um simples evento ou programa de treinamento; requer a criação de um ambiente organizacional adequado e o estabelecimento de um processo onde o trabalho e a aprendizagem caminhem juntos.
Sabemos que a produtividade de uma equipe coesa tende a ser maior do que a de indivíduos e que o desenvolvimento e a formação de pessoas, por serem processos sociais, são beneficiados por este ambiente. Mas para que um grupo de pessoas se torne uma equipe produtiva, criativa e autonoma, é preciso que cada integrante se conscientize de seu papel e de sua responsabilidade e influência no sucesso do resultado individual e coletivo dos trabalhos executados pela equipe. E este é objetivo do Coaching de Equipe, apoiar a equipe em seu desenvolvimento, atuando como:
Uma alternativa de aprendizagem que expande, diversifica e aperfeiçoa o trabalho da equipe.
Uma intervenção que propicia o aprendizado e desenvolvimento necessários para desenvolver a funcionalidade e a aptidão das equipes na geração de resultados.
Um processo de desenvolvimento capaz de criar modelos de cultura colaborativa, e um contexto apoiador que tendem a gerar um ambiente de trabalho mais saudável e auto-motivador.
Uma experiência coletiva de conscientização que maximiza a utilização do potencial de alcance de resultados da equipe como um todo e de cada um dos seus membros.
E que traz, dentre outros, os seguintes benefícios:
Aumento de Foco
Melhoria do alinhamento dos colaboradores, individualmente e como equipe, às prioridades definidas pela Organização
Desenvolvimento e aperfeiçoamento dos sistemas e processos de planejamento, tomada de decisão, delegação, execução e controle
Melhoria da comunicação interna e compartilhamento de informações entre pessoas e departamentos
Aperfeiçoamenteo do espírito de equipe entre os membros da Equipe e da Organização
Melhoria do relacionamento entre os membros da equipe
Aumento da produtividade individual e coletiva
Ampliação da capacidade de obtenção de resultados, individual e coletiva
Aumento da capacidade dos colaboradores em gerar soluções inovadoras e melhorias contínuas
Melhor aproveitamento e valorização das qualidades e habilidades individuais e coletivas
Eis aqui algumas definições importantes do Coaching de Equipe:
“Quanto mais consciente é a equipe , tanto individual como coletivamente, melhor será o seu desempenho” (Whitmore)
“O Coaching de Equipe desencadeia o potencial de uma equipe para maximizar seu próprio desempenho. É mais ajuda-la a aprender do que ensina-la” (Dunnlop)
“Coaching de Equipe é uma interação direta com uma equipe com a finalidade de colaborar para que os membros utilizem, de forma coordenada e adequada à tarefa, seus recursos coletivos na realização do seu trabalho” (Hackman e Wageman)
Coaching individual
O processo de coaching individual possibilita ao executivo reconhecer seus potenciais e entender seu papel na organização, passando a encarar desafios com maior segurança.
O objetivo final deve ser conciliar e atingir os objetivos pessoais e da empresa, em equilíbrio com os demais aspectos de sua vida. O processo de coaching individual dá-se através de reuniões com um coach externo dentro ou fora das instalações da empresa, com freqüência e duração definidas a partir dos objetivos a serem atingidos, estabelecidos na contratação do serviço.
Coaching em grupo
O objetivo do processo de coaching em grupo é desenvolver habilidades de coaching nos líderes, através da criação de grupos de aprendizado, que discutem a solução de questões individuais e do grupo, com a facilitação de um consultor externo.
Processo de implementação de redes internas de coaching (coaching network)
As redes internas de coaching têm como objetivo contribuir para o desenvolvimento de lideranças e apoiá-las na realização de objetivos individuais e da organização. O coaching network viabiliza a disseminação da prática do coaching em maior escala nas empresas, estimulando um processo continuado de desenvolvimento das pessoas, dos grupos e da organização.

*Outros conceitos de Coaching
Significado de Coaching
O que é Coaching:
Coaching é uma gíria surgiu nas universidades norte-americanas para definir um "tutor particular". O coaching preparava os alunos para exames de determinada matéria. Com o tempo passou a ser usada também para se referir a um instrutor ou treinador de cantores, atletas ou atores. A palavra coaching vem da palavra inglesa "coach" e significa treinador. Esse treinador tem o objetivo de encorajar e motivar o seu cliente a atingir um objetivo, ensinando novas técnicas que facilitem seu aprendizado.
O trabalho de coaching inicia-se criando uma meta desejada pelo cliente, e essa meta pode abranger as mais diversas áreas e normalmente não existe um tempo determinado para esse objetivo ser atingido e tem o objetivo de ajudar profissionais de qualquer área a maximizar seu potencial e trazer mais resultados para sua empresa ou para o próprio desenvolvimento do seu trabalho.
Top 10 livros sobre Coaching
Fizemos uma lista bibliográfica com os livros que mais nos inspiraram em nosso coaches. Nem todos são sobre a profissão, mas trazem conceitos importantes para a prática.
Coaching com PNL – Andrea Lages e Joseph O’Connor
Coaching Executivo para Resultados – Brian O. Underhill, Kimcee Mc Anally, John J. Koriath
Como o Coaching Funciona – Andrea Lages e Joseph O’Connor
Coaching O Exercício da Liderança -Marshall Goldsmith, Laurence Lyons e Alyssa Freas.
FYI – for your improvement – a guide for development and coaching – Michel M. Lombardo e Robert W. Eichinger
O Líder Coach – Randy Di Stéfano
Coaching a Arte de Soprar Brasas – Leonardo Wolk
Coaching Executivo – Rosa Krausz
O jogo interior de tênis – W. Timothy Gallwey
Os princípios do Sucesso – Jack Canfield
Um brinde a esta semana e boa leitura!
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Coaching é um processo definido com um acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) para atingir a um objetivo desejado pelo cliente, onde o coach apoia o cliente na busca de realizar o objetivo, ou seja as diversas metas que somadas levam o coachee ao encontro ioiô ao seu desejo maior estabelecido dentro do processo de coaching. Isso é feito por meio de reflexões e posterior análise das opções e da identificação e uso das próprias competências, como o aprimoramento e também o adquirir novas competências, além de perceber, reconhecer e superar as crenças limitantes, os pontos de maior fragilidade.
O Coach (treinador, numa tradução literal) atua encorajando, apoiando, mantendo a motivação e acompanhando a Ação e o Plano de Ação de seu Coachee, incentivando o seu crescimento, aumento de capacidades, habilidades, ação, conscientização de valores e maior controle emocional (Inteligência Emocional), por meio de técnicas que melhorem a sua performance profissional e pessoal, com foco em melhor qualidade de vida, visando a satisfação de objetivos desejado pelo Coachee, considerando ideias como a de que o simples fato de compartilhar pensamentos e ideias que estão soltos e poder organizá-los, transformando em um objetivo desafiante e guiado e mensurado por um Plano de Ações, possibilitando desta forma a concretização dos sonhos e desejos.

Como funciona
O trabalho inicia-se normalmente pela definição do objetivo que o cliente (coachee) quer alcançar, que podem abranger áreas tão diversas como a gestão do tempo, o relacionamento interpessoal/intrapessoal, o trabalho em equipe, a motivação de equipes, comunicação, liderança e outras. As questões ou temas podem ser de origem pessoal ou profissional, carreira, esportes, equipe, enfim, que contribuam para o desenvolvimento e aprimoramento do cliente, de seus resultados e de sua qualidade de vida.
Definido o objetivo começa-se a traçar as metas que levarão ao alcance do estado desejado, antes do Plano de Ações é feita uma análise do que contribui ou impede o alcance do objetivo e de cada meta necessária a sua concretização, seja por parte do cliente e/ou do cenário em que está inserido. Nesta fase valores e crenças são confrontados com o objetivo e metas e se há congruência entre eles. O "coach" permite ao cliente que fala uma auto-avaliação de suas forças e fraquezas face aos objetivos visados e ao meio em que este atua e defina um plano que permita alcançar os resultados desejados. Com estas informações, se facilita a definição das fases do Plano de ações, com evidências claras de atingimento, prazo determinado, recursos necessários e o comprometimento do próprio cliente, frente ao desafio factível.
A duração do processo é em geral de 3 a 4 meses, dependendo do caso e da resposta de cada indivíduo, podem atingir resultados significativos por meio de sessões de uma hora (que podem chegar a até 2 horas) e podem ser presenciais ou não, dependendo da disponibilidade do cliente e a técnica utilizada pelo coach. Há co-responsabilidade no processo de coaching, enquanto o resultado é de responsabilidade do cliente. Os resultados são percebidos pelo próprio cliente, como também por pessoas que fazem parte do círculo de convivência.
É uma abordagem de desenvolvimento humano e profissional que tem como objetivo apoiar profissionais de qualquer área de atuação a maximizar seus resultados com base na otimização de seus próprios recursos técnicos e emocionais.
Com fundamento no desenvolvimento de competências técnicas e emocionais, o coach atua como um "olho externo" para seu cliente. Apoiando-o em seu autoconhecimento por meio de um ângulo novo de visão.
O coaching pode funcionar como uma forma de estímulo e acompanhamento a longo prazo adaptada às necessidades de desenvolvimento pessoal. Acompanhamento profissional de pessoas em diferente profissões e contextos. Contribuição para a configuração de sistemas de trabalho e de instrução.

Contribuição para a estabilização e o desenvolvimento contínuo do procedimento profissional. Fomento para a motivação, o rendimento, a capacidade de comunicação e o sucesso, aproveitando as capacidades e os conhecimentos comuns do coach e do cliente.
Medida inovadora do desenvolvimento de recursos humanos e instrumento para desenvolver a capacidade de aprendizagem de uma empresa.
Os diferentes tipos de coaching
Coaching executivo
Visa a capacitar executivos na sua performance e excelência pessoal e nos negócios. Assiste o executivo na identificação de metas, valores, missão e propósito da empresa no mercado. Também trabalha a clareza da sua missão pessoal e empresarial, objetivando o equilíbrio dos propósitos da empresa, de suas necessidades humanas e dos diferentes papeis vividos na empresa, na família e na sociedade.
Coaching pessoal ou coaching de vida (life coaching)
Objetiva a capacitação das pessoas na sua auto-realização, pelo alcance de suas metas, alinhando-as para uma vida equilibrada com seus valores, missão e propósito de vida. A meta a ser trabalhada pode estar em qualquer área da vida da pessoa, como saúde, relacionamentos, espiritualidade, finanças, carreira, administração do tempo, família, etc. O coach vai apoiar o coachee (cliente) na definição da meta, na estratégia para alcançar os resultados almejados e também na superação dos desafios que aparecerem ao longo do caminho. Durante o processo de coaching, o foco é no presente e no futuro, e o coach trabalhará para manter o coachee em ação para que, ao final, ele realize o que se propôs. Atualmente existem vários nichos de coaching pessoal, entre eles: Coaching de Casamento (ou de noivas), Coaching para Emagrecimento, Coaching para Jovens, Coaching Financeiro, e afins.
Coaching de performance
O Coaching de Performance - ou Coaching do Desempenho - tem o objetivo de destravar as habilidades naturais dos profissionais. É um processo em que uma pessoa ajuda a outra a desempenhar, a aprender e a atingir objetivos e metas pelo autoconhecimento e conscientização sobre a própria responsabilidade no crescimento profissional.
O Coaching de Performance atinge seus objetivos ao identificar os bloqueios internos e ao removê-los para a obtenção de resultados. É descobrir a perspectiva e as necessidades da equipe pelo questionamento profundo em que ELES identifiquem e removam obstáculos de desempenho
O Coaching de Performance é a atitude mais importante do gestor para aumentar a produtividade e atingir metas pois é implementar a estratégia: missão, visão, valores, metas, produtos e pessoas.
O Coaching de Performance é uma metodologia com resultados tangíveis e mensuráveis, e normalmente implementado em equipes de vendas e serviços. O Retorno sobre o Investimento (ROI) de um projeto desses reflete no desempenho no curto prazo, normalmente em 3 a 6 meses.
Coaching de Negócios
O Coaching de Negócios destina-se a pequenas e médias organizações que visam o desenvolvimento de seus colaboradores, ou ainda empreendedores com dúvidas a respeito de que rumo seguir em seus negócios, em potencial ou já existentes, sempre visando o aprimoramento de aspectos profissionais, em ambos os casos.
Neste sentido, se você possui um negócio amparado pelos serviços de um Coach de Negócios, você certamente irá conseguir aproveitar muito melhor o potencial e o desempenho de sua empresa e de seus colaboradores em geral. Para tal, será incentivado que todos se alinhem frente ao mesmo objetivo, com missão, visão e valores também alinhados, visando desenvolvimento de habilidades de forma constante e continua para que os resultados sejam mais eficazes e efetivos.
Coaching de Carreira
O Coaching de Carreira é destinado àquelas pessoas que possuem algum tipo de dúvida ou insatisfação a respeito de suas carreiras, seja ela já iniciada ou não. Neste caso, podem demandar este tipo de Coaching as pessoas nas seguintes situações: iniciantes em uma carreira; insatisfeitas com sua carreira; em transição de carreira; que buscam recolocação no mercado; que almejam uma nova profissão ou cargo; entre outros.
Caso você necessite de um Coach de Carreira e opte por seus serviços, você irá conseguir melhor definir sua carreira como um todo. Você irá refletir sobre aspectos antes jamais imaginados, de forma a clarear suas intenções e propósitos, definindo objetivos e metas e alinhando seus valores mais relevantes com sua carreira.
Com o Coaching de Carreira, você poderá estar fazendo um balanço a respeito de sua vida como um todo voltado para sua carreira, percebendo quais habilidades e competências você já possui e quais precisam ser aprimoradas para fazer de você um profissional brilhante dentro de sua carreira e no mercado, sempre desenvolvendo suas aptidões neste sentido, visando sua satisfação pessoal e profissional como um todo.
Coaching de Liderança
Uma qualidade cada vez mais procurada. No coaching de liderança, o gestor procura orientar seu colaborador no seu desempenho, usando metas claras para criar alvos mensuráveis, além de reconhecer potenciais e desenvolver competências da sua equipe. Também envolve-se na aprendizagem da sua equipe, encaminhando e recebendo comunicações para resultados excelentes.
Coaching de Equipe
O ritmo das mudanças, o volume de informações, a busca por novos níveis de excelência e a luta por melhores resultados são crescentes em nossos dias, exigindo cada vez que nossos líderes possam contar com equipes equipes que ajam com criatividade e autonomia, e que gerem inovação e excelência. É por isso que vemos a importância do trabalho de equipe se acentuando nos últimos anos; seja na produção de bens ou de serviços.
Toda equipe é um grupo, mas nem todo grupo é uma equipe. Transformar um grupo em uma Equipe de Trabalho requer mais do que um simples evento ou programa de treinamento; requer a criação de um ambiente organizacional adequado e o estabelecimento de um processo onde o trabalho e a aprendizagem caminhem juntos.
Sabemos que a produtividade de uma equipe coesa tende a ser maior do que a de indivíduos e que o desenvolvimento e a formação de pessoas, por serem processos sociais, são beneficiados por este ambiente. Mas para que um grupo de pessoas se torne uma equipe produtiva, criativa e autonoma, é preciso que cada integrante se conscientize de seu papel e de sua responsabilidade e influência no sucesso do resultado individual e coletivo dos trabalhos executados pela equipe. E este é objetivo do Coaching de Equipe, apoiar a equipe em seu desenvolvimento, atuando como:
Uma alternativa de aprendizagem que expande, diversifica e aperfeiçoa o trabalho da equipe.
Uma intervenção que propicia o aprendizado e desenvolvimento necessários para desenvolver a funcionalidade e a aptidão das equipes na geração de resultados.
Um processo de desenvolvimento capaz de criar modelos de cultura colaborativa, e um contexto apoiador que tendem a gerar um ambiente de trabalho mais saudável e auto-motivador.
Uma experiência coletiva de conscientização que maximiza a utilização do potencial de alcance de resultados da equipe como um todo e de cada um dos seus membros.
E que traz, dentre outros, os seguintes benefícios:
Aumento de Foco
Melhoria do alinhamento dos colaboradores, individualmente e como equipe, às prioridades definidas pela Organização
Desenvolvimento e aperfeiçoamento dos sistemas e processos de planejamento, tomada de decisão, delegação, execução e controle
Melhoria da comunicação interna e compartilhamento de informações entre pessoas e departamentos
Aperfeiçoamenteo do espírito de equipe entre os membros da Equipe e da Organização
Melhoria do relacionamento entre os membros da equipe
Aumento da produtividade individual e coletiva
Ampliação da capacidade de obtenção de resultados, individual e coletiva
Aumento da capacidade dos colaboradores em gerar soluções inovadoras e melhorias contínuas
Melhor aproveitamento e valorização das qualidades e habilidades individuais e coletivas
Eis aqui algumas definições importantes do Coaching de Equipe:
“Quanto mais consciente é a equipe , tanto individual como coletivamente, melhor será o seu desempenho” (Whitmore)
“O Coaching de Equipe desencadeia o potencial de uma equipe para maximizar seu próprio desempenho. É mais ajuda-la a aprender do que ensina-la” (Dunnlop)
“Coaching de Equipe é uma interação direta com uma equipe com a finalidade de colaborar para que os membros utilizem, de forma coordenada e adequada à tarefa, seus recursos coletivos na realização do seu trabalho” (Hackman e Wageman)
Coaching individual
O processo de coaching individual possibilita ao executivo reconhecer seus potenciais e entender seu papel na organização, passando a encarar desafios com maior segurança.
O objetivo final deve ser conciliar e atingir os objetivos pessoais e da empresa, em equilíbrio com os demais aspectos de sua vida. O processo de coaching individual dá-se através de reuniões com um coach externo dentro ou fora das instalações da empresa, com freqüência e duração definidas a partir dos objetivos a serem atingidos, estabelecidos na contratação do serviço.
Coaching em grupo
O objetivo do processo de coaching em grupo é desenvolver habilidades de coaching nos líderes, através da criação de grupos de aprendizado, que discutem a solução de questões individuais e do grupo, com a facilitação de um consultor externo.
Processo de implementação de redes internas de coaching (coaching network)
As redes internas de coaching têm como objetivo contribuir para o desenvolvimento de lideranças e apoiá-las na realização de objetivos individuais e da organização. O coaching network viabiliza a disseminação da prática do coaching em maior escala nas empresas, estimulando um processo continuado de desenvolvimento das pessoas, dos grupos e da organização.

*Outros conceitos de Coaching
Significado de Coaching
O que é Coaching:
Coaching é uma gíria surgiu nas universidades norte-americanas para definir um "tutor particular". O coaching preparava os alunos para exames de determinada matéria. Com o tempo passou a ser usada também para se referir a um instrutor ou treinador de cantores, atletas ou atores. A palavra coaching vem da palavra inglesa "coach" e significa treinador. Esse treinador tem o objetivo de encorajar e motivar o seu cliente a atingir um objetivo, ensinando novas técnicas que facilitem seu aprendizado.
O trabalho de coaching inicia-se criando uma meta desejada pelo cliente, e essa meta pode abranger as mais diversas áreas e normalmente não existe um tempo determinado para esse objetivo ser atingido e tem o objetivo de ajudar profissionais de qualquer área a maximizar seu potencial e trazer mais resultados para sua empresa ou para o próprio desenvolvimento do seu trabalho.
Top 10 livros sobre Coaching
Fizemos uma lista bibliográfica com os livros que mais nos inspiraram em nosso coaches. Nem todos são sobre a profissão, mas trazem conceitos importantes para a prática.
Coaching com PNL – Andrea Lages e Joseph O’Connor
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Coaching O Exercício da Liderança -Marshall Goldsmith, Laurence Lyons e Alyssa Freas.
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