Net Working

Networking

Networking é a união dos termos em inglês "Net", que significa "Rede" e "Working", que é "Trabalhando". O termo, em sua forma resumida, significa que quanto maior for a rede de contatos de uma pessoa, maior será a possibilidade de essa pessoa conseguir uma boa colocação profissional, realizar bons negócios, obter informações e várias outras vantagens que se pode obter da rede formada.

Por exemplo: Existem reuniões, almoços e confraternizações com funcionários de várias empresas; lá eles se conhecem, trocam experiências e montam sua lista de contatos.

Relacionamento estratégico

O relacionamento estratégico é a estratégia de formação de redes de contatos úteis. O networking se tornou um jargão entre muitas pessoas. Já o relacionamento estratégico não. O relacionamento estratégico define pessoas ou empresas a conhecer e como chegar a estas pessoas.

Razões para a criação de uma rede de contatos

1.Agregar novas experiências
2.Por melhor que alguém seja, não conseguirá fazer tudo sozinho
3.A força do grupo completa os pontos fracos de cada indivíduo
4.Satisfação pessoal em ajudar

Assim podemos concluir que Networking e também a técnica de criar, desenvolver e manter uma rede de contatos informais, buscando criar condições para a satisfação de interesses mútuos. Trocando em miúdos, é uma espécie de toma-lá-dá-cá (mas assumido, bem resolvido e sem culpas), em que os participantes se mantêm em contato e buscam usar os recursos (essencialmente as informações ou a possibilidade de uma indicação ou apresentação) uns dos outros no momento da necessidade.



Como é um jogo de interesses assumido, e pouco tem de relação com amizade, você pode desenvolver sua rede de contatos com muito mais facilidade quando está em ascensão ou estabilizado em sua carreira, e um erro muito comum (que reduz muito as chances de sucesso) é preocupar-se ativamente com isso apenas no momento em que a necessidade surge, ou quando se atravessa uma situação difícil.


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Criar e manter uma rede de contatos é uma atitude profissional racional, e não está relacionada a puxa-saquismo ou falsidade, a não ser que você confunda as coisas e tente mascarar como amizade os seus contatos cujo interesse é profissional – algo que tem grande chance de terminar mal.

Mas não coloque os pés pelas mãos: se você não tem uma rede pessoal estruturada, comece reforçando ou reatando os contatos com as pessoas que você já conhece em seu próprio âmbito de atuação, e busque, a partir delas, ir expandindo a malha, contando com as apresentações e recomendações delas. Fazer isso aos poucos, sem jamais pedir um favor nos primeiros contatos, nem deixar o contato “esfriar” e só retornar a ele no momento de necessidade, é o caminho certo a seguir. E usar recursos digitais, como o LinkedIn ou mesmo o e-mail, pode ser uma boa forma de agir, mas não pode ser a única!

E se você não conhece ninguém do âmbito em que gostaria de circular?

Se o seu interesse é legítimo, há duas estratégias básicas com grande possibilidade de acerto:
1.encontrar pessoas que conheçam as pessoas do círculo que você quer freqüentar
2.freqüentar lugares abertos ao público em que estas pessoas estejam presentes – como eventos, palestras, exposições, etc.

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